O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, foi celebrado em evento no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador Geraldo Alckmin e do secretário do Meio Ambiente Rubens Rizek, com assinatura de decretos e anúncio de ações que visam a conservação do meio ambiente.

“As conquistas em relação ao meio ambiente são diversas, mas os desafios são cada vez maiores”, destacou o governador Geraldo Alckmin.

Os decretos têm o objetivo de recuperar e preservar o meio ambiente, como proteção de matas ciliares, de primatas, aumento de área verde e criação de ferramenta para gerenciamento de resíduos da construção civil.

Um dos destaques foi a criação, através do  Decreto nº 60.521 de 05/06/2014, do Programa Estadual de Incentivo à Restauração das Matas Ciliares que tem o objetivo de ampliar a proteção e a conservação dos recursos hídricos por meio da otimização e direcionamento de investimentos públicos e privados para a proteção e recuperação de matas ciliares e nascentes, prioritariamente nas bacias hidrográficas formadoras de mananciais de água, complementando outras ações que já vem sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado para assegurar o abastecimento público.

“O estado de São Paulo é inovador, pioneiro em políticas ambientais. E todas as iniciativas de preservação ambiental contribuem para o futuro das gerações”, ressaltou o secretário Rubens Rizek.

As intervenções do Programa contemplarão:

• Proteção e recuperação de matas ciliares, nascentes e olhos d’água;

• Proteção de áreas de recarga de aquífero;

• Ampliação da cobertura de vegetação nativa em mananciais, especialmente a montante de pontos de captação para abastecimento público;

• Plantios de árvores nativas e melhoria do manejo de sistemas produtivos em bacias formadoras de mananciais de água.

Para mais informações sobre o evento leia “Dia do Meio Ambiente é celebrado com pacote de ações“.